CUIDADOS  COM O BICHON FRISÉ.


ALIMENTAÇÃO 

Deve-se dar apenas ração de boa qualidade e água. Algumas das rações industrializadas encontradas no mercado tem balanceamento perfeito para o organismo do cão, suprindo todas as suas necessidades, não sendo necessário administrar complementos alimentares tais como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, FRUTAS E LEGUMES ( exceto FRUTAS cítricas e abacate)  .


PELAGEM 

Para mantê-la bonita e saudável é necessário dispender duas horas semanais, no mínimo, entre escovações banho e secagem. Caso contrário, ela ficará embolada e sujeita a abrigar pulgas e outros parasitas.

PELE

É muito sensível, como geralmente acontece com animais de pele clara, sendo muito afeto ás alergias e irritações comuns, que causam feridas e levam á queda de pelos no local, se não forem tratadas adequadamente. O médico veterinário poderá fazer orientação adequada a cada caso.

OLHOS

Devem ser limpos com SORO FISIOLÓGICO , com frequência, pois a raça pode apresentar (embora não seja comum) excesso de lacrimação, conhecido como dacriocistite. É bom trimar a região para que os pelos não invadam os olhos, causando irritação ou inflamações.

OUTROS CUIDADOS

A raça não se dá bem em temperaturas elevadas,  Em regiões quentes, aconselha-se que o cão fique em ambientes frescos (pode-se usar ventilador , ar condicionado ), ou em lugares sombreados com boa ventilação natural.

Mantenha os ouvidos do Bichon sempre limpos, o que se faz com uma haste flexível com algodão umedecido com álcool, pois suas orelhas compridas e caídas são propensas á infecções (otite).

VACINAS E VERMÍFUGOS

Sempre vacine seu animal em Clínicas Veterinárias, pois somente elas tem acesso às vacinas de primeira linha, que são realmente eficazes. Nunca aplique vacinas compradas em loja de ração ou pet shop, pois nem sempre são de primeira linha e , principalmente, nem sempre são armazenadas como devem (a temperatura do armazenamento deve estar entre 2º C e 8º). Além disso, o médico veterinário antes de aplicar a vacina, examina o animal, que deverá estar em perfeitas condições de saúde, e detectará eventuais problemas.

Leve regularmente seu animal ao veterinário, siga suas instruções quanto á alimentação, desvermifugação e vacinas; assim, seu bichinho terá uma vida mais saudável e bem longa.

De extrema importância para a vida de seu cão, a vacinação visa a proteção dele contra as mais variadas doenças infecto – contagiosas. Para ser bem sucedida, a vacinação deve ser SERIADA, isto é, deve existir um esquema de vacinação que comporte várias doses de vacinas, em especial o esquema endereçado ao filhote. Depois da série completada, basta repetir uma vez por ano. Isto se deve ao fato dos animais não responderem do mesmo modo, e ao mesmo tempo á imunidade proposta pela vacinação: um esquema de doses múltiplas serve para proteger todos indivíduos, desde os mais precoces até os mais tardios. Além disso, o animal a ser vacinado deve gozar de excelente saúde , estar livres de parasitas e permanecer de quarenta até 15 dias após a última dose do esquema. O reforço da vacina anula o perigo de contágio de doenças infecto- contagiosas ,e volto a repetir, é imprescindível para a boa saúde do animal.

Consulte seu veterinário para o esquema de desverminação, que deverá ser feita periodicamente. Vermes e parasitas debilitam seu bichinho, podendo, inclusive, levá-lo à morte.

 

 

 

 

 

 


, 20/01/2020

Entre em contato

Ninhadas

Gucci   Lizzie

Gucci x Lizzie

Previsão: 20/03/2021

  Conheça

Gucci x Lizzie

Previsão: 20/03/2021
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0
Simon   FLEUR

Simon x FLEUR

Previsão: 22/03/2021

  Conheça

Simon x FLEUR

Previsão: 22/03/2021
Machos: 0
Fêmeas: 0
Disponíveis: 0