Blog

A ORIGEM DA RAÇA BICHON FRISÉ

O BICHON FRISÉ é uma das variedades da raça Bichon, que compreende o MALTÊS, O BOLÔNES E O HAVANA. As diferenças entre eles foram surgindo com o decorrer do tempo e dos lugares onde foram sendo criados. Não há certeza da origem do Bichon. Acredita-se que o BARRET (Caniche) e o MALTÊS. O BICHON FRISÉ – (Bicho em francês significa preparar-se com vaidade e Frisé significa encaracolado) – possui um parentesco muito próximo com Maltês e Poodle, e as três foram cruzadas entre si, durante muito tempo.

Registros históricos narram que, por volta do século XII, pequenos cães brancos de pelo longo, eram, na Europa, dados como presente e lembranças. Companheiros e muito resistentes, foram tendo aceitação, especialmente na Espanha (onde eram chamados de TENERIFFE) e na França. Neste país, na corte de Henrique III (1547/1589), eram mimados e enfeitados a tal ponto que teriam originado o verbo bichonner, que em francês significa “enfeitar”.

Sua disseminação na Europa ocorreu por volta do século XV, quando passou a ser adotado pelas famílias reais. O rei Henrique III, adorador de cães pequenos e peludos, o adotou entre seus preferidos e tamanhos eram os ‘gastos’ com seus pequenos, que chegou a causar polêmica entre os demais membros da corte. Por sua influência, os bichons tornaram-se praticamente obrigatórios nas cortes européias, até Napoleão III, quando começou a decair na preferência da nobreza e, simultaneamente, atrair as atenções das famílias ‘comuns’.

Com a primeira Guerra Mundial, a criação foi severamente ameaçada e diante do risco de extinção, o Kennel Club Francês empreendeu grandes esforços no sentido de recuperar a raça, que foi reconhecida oficialmente em 1934 e internacionalmente apenas nos anos 70 (em 72 pela FCI e em 73 pelo AKC).

Os italianos descobriram esses cães durante o Renascimento, mas foram os franceses que, posteriormente, reivindicaram a origem do BICHON. O acréscimo FRISÉ foi sugerido por Denise Nizet de Leemans, em 1964, um ano depois da adaptação oficial da raça. Nos Estados Unidos, o primeiro casal chegou em 1956, e a raça foi reconhecida em 1972. São, atualmente, depois da Bélgica e França, os maiores criadores de Bichon Frisé do mundo. No Brasil a raça foi introduzida em 1978, com um casal trazido dos Estados Unidos pela criadora Sônia Ehlermann. 

A criação dos Bichons no Brasil tem aumentado nos últimos anos, mas ainda é muito comum que os cães sejam confundidos com os Poodles mesmo a raça existindo no Brasil dês de 1978, ela  é bem menos popular que o poodle.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.