Blog

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA RAÇA BICHON FRISÉ

CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Bichon Frisé é o mais típico dos cães de companhia que existe. Em nenhum momento da história ele foi utilizado para outro fim, que não o de cão de companhia. Ele é incapaz de matar um presa, não tem a menor habilidade para buscar um pássaro, não se presta ao trabalho, nunca tem atitudes de um cão de luxo, e como cão de guarda é o ideal para deixar o ladrão entrar. Tudo porque o traço fundamental de sua personalidade é a doçura, a sensibilidade, a sutileza no dar e receber. Consegue, até a velhice, manter as características de um filhote. Está sempre investigando, correndo pela casa, fazendo brincadeiras. Brinca bem sozinho, mas prefere a companhia de pessoas para brincar. É muito social, alegre, simpático, meigo, bastante afeiçoado ao dono, com porte majestoso.
 
 
 
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Cão robusto, vivo, de temperamento estável, com movimentação elegante, com estilo e ar de dignidade e inteligência. Pequeno, focinho de comprimento médio, pelagem longa, muito solta, enrolada em cachos, portando cabeça alta; olhos escuros, vivares e expressivos.



TAMANHO.
Altura máximo de 30 cm – Nunca inferior a 20 cm. (Menor tamanho é ponto de valorização)
Comprimento – padrão não comenta
Peso – padrão não comenta



PELAGEM
Fina, sedosa, ondulada, com subpelo, muito solta, enrolada em cachos, de 7 a 10 cm. Tosa – patas e focinhos ligeiramente aparados. Os olhos devem ficar à mostra, pois conferem uma aparência mais cheia e arredondada à cabeça e ao corpo. Pés trimados também adquirem aparência arredondada. Quando completamente escovado, o Bichon Frisé adquire aparência mais cheia. Os filhotes podem ser apresentados com pelagem curta, porém, o mínimo exigido para os adultos é uma pelagem com 5 cm de altura (ideal de 07 a 10 cm).



COR 
Branco puro – sólido. A pele é escura, preferivelmente pigmentada em preto, azulado ou bege, inclusive os órgãos sexuais. Aceita-se manchas creme, abricó ou cinza, numa proporção de no máximo 10% de coloração.



CABEÇA

CRÂNIO – É mais longo que o focinho, plano, ainda que pareça arqueado por causa da pelagem.
STOP – Ligeiramente acentuado
OLHOS – Inserção frontal, médio/ grande e contorno das pálpebras escuro, formato arredondado, tendendo para o amendoado, ocultando a esclerótica.
ORELHAS – Longas, e quando medidas, atingem até metade do focinho; largura e espessura moderada, portadas caídas, voltadas para afrente, com a borda anterior tocando as faces. Bem revestidas de pelagem e finamente frisada.
FOCINHO – comprimento e volume moderados, bochechas secas e moderadamente musculosas.
TRUFA – preta, arredondada, de textura fina e brilhante.
LÁBIOS – finos, bem ajustados, ocultando a lábio inferior o suficiente para não mostrar a mucosa. Normalmente pigmentados de preto, até a comissura labial.
MORDEDURA – em tesoura.



TRONCO
PESCOÇO – muito longo com posição alta e arrogante , 1/3 do comprimento do tronco
DORSO – padrão não comenta
LOMBO – largo, bem musculado e ligeiramente arqueado
COSTELAS – flutuantes, arredondadas, terminando suavemente.
PEITO – bem desenvolvido, bem profundo, esterno pronunciado.
VENTRE – com aparência esgalgada.
GARUPA – ligeiramente arredondada.



MEMBROS
OMBROS – bem inclinados, não proeminente, escápula medindo em torno de 10 cm de comprimento, igual ao do úmero.
ANTERIORES – vistos de frente são retos, bem agrupados de ossatura fina, metacarpos, curtos, retos; vistos de perfil são levemente inclinados.
POSTERIORES – são bem angulados, coxas largas e bem musculadas, com o jarrete mais angulado.
PATAS – pés juntos e redondos, semelhantes as patas de gatos; sendo as unhas preferivelmente pretas.
CAUDA
Inteira, inserida pouco abaixo da linha superior, portada erguida acima da linha superior e graciosamente curvada, sem tocar o dorso, sendo, que, apenas a pelagem pode cair sobre o dorso.



DESQUALIFICAÇÕES
Além das gerais, salientamos;
Prognatismo, ou prognatismo superior, quando os incisivos não se tocam.
Trufa rosa.
Lábios cor de carne.
Olhos claros.
Cauda enrolada ou torcida em hélice.
Manchas pretas na pelagem.
Albinismo. Como se trata de um cão branco, para se verificar se não é albino, observa-se cor da pele, que deverá apresentar manchas escuras. As almofadas plantares e trufas, bem como os olhos deverão ser preta.



CLASSIFICAÇÃO FCI: GRUPO N.º 9 SEÇÃO – 1.A PADRÃO – N.º 215 b
Data da Publicação: 10 de Janeiro de 1972
País de origem: França
Nome do País de Origem: BICHON FRISÉ  BICHON À POIL FRISÉ
Utilização: Companhia

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.